sábado, 23 de maio de 2009

A primeira semana

Chegamos ao final da primeira semana com um saldo bastante positivo colocando na balança os diversos acontecimentos.

Iniciamos na segunda-feira (18/05) nosso trabalho na Mitsui. Para começar havia uma pessoa nos aguardando na frente do apart-hotel para orientarmos em como chegar até a Mitsui de metro. Ao chegarmos lá, nos foi entregue o crachá da Mitsui e nos apresentado nossos postos de trabalho, com ramal, desktop, gaveta com diversas canetas, chave de rede e email. Ficamos junto a área de Iron Ore no 22o andar. Enfim um show de organização!

Ao final do primeiro dia tivemos um Welcome Party, com cerca de 120 pessoas, éramos o centro das atenções. Teve discurso de abertura de dois senior managers e do Renato Almeida, diretor da Vale no Japão, em seguida dois minutos de apresentação de cada um de nós, com destaque para Leonardo, Marco Aurélio e Fernando que fizeram boa parte de seus discursos em japonês. Isto causou uma excelente impressão neles, segundo comentário de uma brasileira que estava na recepção e comentou conosco.

A semana transcorreu com apresentações de diversas áreas, sempre com pontualidade e organização. Destaque para os sucos trazidos pela Keiko-san todos os dias, almoço in Box, uma espécie de almoço no escritório, é claro que não era sanduíche, mas três caixinhas com comida japonesa, muito interessante.

Além deste almoço in box, conhecemos os dois refeitórios da Mitsui, que são abertos para outras pessoas almoçarem. Tivemos um almoço em um restaurante reservado da Mitsui, e dois jantares, um a bordo de um barco com passeio pela baia de Tokyo, com direito a "Free Karaoke", e um na sexta-feira com representantes da Logística.

Na sexta-feira fizemos nossa primeira viagem curta (ida e volta no mesmo dia). Fomos visitar um centro de distribuição em Yokohama operado pela TriNet Logistics, empresa pertencente a Mitsui.

Alguns fatos curiosos no dia-a-dia do escritório notado pelo grupo foram:
- sinalização de silencio dentro dos elevadores com um desenho de um pato amordaçado e indicação em inglês "Silent Please". Ver fotos no álbum do Picasa indicado abaixo.

- organização e cuidado na mudança de lay-out, em poucos minutos todas as paredes e chão do andar foram protegidas de forma cuidadosa e caprichada, e todo o mobiliário armazenado em
cima de carrinhos para reduzir o esforço de locomoção. Ver fotos no álbum do Picasa indicado abaixo.

- As 9h15 toca uma sirene indicando o início do expediente, a maioria já está trabalhando.

- Há uma sala fechada no andar para fumantes.

O álbum com as fotos da Mitsui é: http://picasaweb.google.com.br/franca.marco/JapaoVisitas?feat=directlink

Na parte em que ficamos por nossa conta tivemos várias experiências, como ir a supermercado, recarregar cartão do metro, deixar roupas para lavar e passar.

A parte com menos sucesso foram os jantares em que estávamos por nossa conta. Os garçons falavam muito pouco ou nada de inglês, os cardápios em sua grande maioria não eram em inglês, e para finalizar o pagamento da conta dividindo em vários cartões de crédito era uma viagem com intensas e longas discussões, se a divisão der dízima periódica a discussão travava. Mas no fim sempre conseguimos nos safar. Por conta disso, algumas refeições foram em soluções conhecidas ou próximo a isso, como Mc Donald´s, Outback e restaurante italiano, afinal massa é universal.

No sábado (23/05) fomos ao Tsukiji Market, famoso mercado de peixe onde ocorrem os leilões de atum. Chegamos lá por volta das 5h30 da manhã assistimos parte do leilão, na área reservada para visitantes, e alguns de nós, como bons brasileiros, "penetramos" na área reservada.

De lá fomos para a fila do Sumo, pois este foi o ultimo fim de semana da temporada, e já não havia ingressos antecipados. Apenas "Sales ticket for the day" em que são reservados cerca de 350 tickets na ultima fileira do estádio, sem marcação de lugar.

Para dar uma idéia da organização, o estádio possui tamanho similar ao HSBC Arena no Rio, chegamos em 3 grupos em momentos diferentes e os que foram chegando facilmente encontrava o grupo que já estava no evento.

Graças ao nosso colega Fernando, que iniciou conversa com um jovem casal japonês, tivemos uma aula intensiva de sumo, e conseguimos entender muito mais! Inclusive entoando gritos com o nome dos lutadores. Foi fantástico, superou totalmente as expectativas do grupo.

Um detalhe Marco Aurelio, demonstrou toda flexibilidade do brasileiro e conseguiu negociar na entrada a compra de ingressos para ele e Juliana, e de quebra para uma inglesa que estava desesperada e "implorou" ajuda para ele. Com uma rápida negociação os três entraram no estádio com um overprice muito pequeno em relação ao valor pago pelos demais que enfrentaram uma hora de fila, das 7h às 8h da manhã.

Vejam mais fotos no álbum: http://picasaweb.google.com.br/franca.marco/JapaoLazer?feat=directlink

Enfim estes foram os principais acontecimentos que consegui resumir desta primeira semana que com certeza começou com pé-direito.

5 comentários:

  1. Oi França,

    Tem sido ótimo acompanhar suas "aventuras" no Japão e na Mitsui através do Blog. As diferenças culturais são mesmo enormes...Por mais que a gente ouça histórias, só estando aí mesmo pra saber né? Obrigada por compartilhar essa experiência conosco!!

    Boa sorte e sucesso por aí!

    Abraço,
    Cristiane Ventura

    ResponderExcluir
  2. Marco, boa noite ou será bom dia!
    Sua descrição das experiências formais e informais conseguiu nos dar uma idéia de como é esta cultura tão diferente da nossa. Silêncio no elevador? Por que não conversar pergunta uma brasileira tagarela?
    Aguardo sua próximas impressões.
    Aproveite sua estada. Vivenciar uma cultura tão diferente, com certeza, contribuirá para que você valorize as diferenças e cresça.
    Beijos,
    da sua irmã

    ResponderExcluir
  3. Fala França,

    Se continuar assim essa viagem vai dar um livro. Continua postando, que está muito legal.

    ps. No Rio, está tudo igual.. O Fluminense continua tomando chocolate no Brasileirão! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi primo,
    Bom saber notícias. Quando voltar vamos aprender japones, chinez e coreano? me prontifico a montar um grupo no centro da cidade.
    Aproveite a viagem.
    Bjs
    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Boa noite!
    Estou acompanhando a viagem pelas fotos. Bem legal! Muita comida! Toda hora aparece vocês comendo... E as fotos da China e da Corea? Você já esteve lá, não? Andamos de bike ontem na Lagoa... Senti sua falta...
    Beijos da sua irmã!
    Rita

    ResponderExcluir